Cultura e arte Gótica
Os godos tiveram uma cultura bárbara, truculenta e brutal. O povo Godo teve grande influência romana e, mais tarde, do cristianismo, evidenciado na arquitetura gótica.
Eles tinham o hábito de carregar espadas curtas, escudos redondos e enormes,eram extremamente leais ao seu rei e ainda tinham histórias lendárias de bravura de heróis do seu povo, por destruírem a parte greco-romana que existia na itália onde se estabeleceram a partir de 496, essas marcas de destruição levou a traumas para os povos itálicos, que foi passado de geração em geração.
​
Desse modo, na época do Renascimento, no século XVI, o termo godo era sinônimo de "inculto destruidor da arte clássica". E esse conceito pejorativo, passa a ser usado para classificar a arte cristã produzida entre o século XII e XVI, período em que a Igreja absorvia a estética pré-cristã da região onde se instalava, chegando até mesmo a absorver certas características pagãs.
​
Assim, analogicamente, esse estilo arquitetônico predominante nesses séculos, cheio de ogivas, vitrais e gárgulas, passou a ser considerado pelos italianos, o "povo bárbaro" que "invade" o "povo clássico-cristão", tornando impura a arquitetura cristã da época.
​
​


Catedral de Milão (1385)
A grande intenção era vulgarizar todo o estilo, mas pelo que foi visto nos séculos posteriores, o termo "gótico" acabou formando uma coesão do obscurantismo medieval, fincando deste modo, raízes permanentes na Europa.
Igrejas Góticas
e o Catolicismo

Capela gótica de Sainte-Chapelle, em Paris (1248)
Sobretudo, o período de arte gótica também é reconhecido por ser o ápice da conquista da chamada cristandade unificada. Isto é, a arte gótica representa sintetiza a religião, filosofia e arte, estilo que perdurou durante toda a Europa Medieval.
​
No topo das catedrais se encontravam esculturas de monstros, as gárgulas, representações que visavam escoar as águas pluviais.

Gárgula na capela de Notre-Dame, em Paris.
Pinturas e Esculturas Góticas
As pinturas góticas serviam, sobretudo, para educar, através de ilustrações, a população então analfabeta. E a educação, como quase tudo na época, era centrada na religião. As pinturas góticas se diferenciam do Império Binzantino - Roma do Oriente - em alguns aspectos.

Madonna and Child with Saint Jerome, Saint Bernardino, and Angels - Sano di Pietro
Quanto as esculturas, estas serviam para acrescentar naturalidade ao cenário, como se revivesse uma cena. As esculturas parecem se mover em direção ao observador.

Esculturas góticas da catedral Notre-Dame