top of page

Religião dos Godos

Inicialmente, a religião dos godos era politeísta, isto é acreditavam em vários deuses, com influências fortes da religião nórdica. Por exemplo, para os godos, a representação da força, do vento e a guerra estava na figura de Odin. Ao mesmo tempo, acreditavam em Valhalla - espécie de reino onde é recebido os mais bravos e honrados guerreiros.

 

Com o contato com o povo romano, os Godos, pouco a pouco, foram se convertendo a ao cristianismo, os Ostrogodos se converteram ao catolicismo, enquanto os Visigodos ao arianismo. Nenhum conflito religioso ocorre pois estes dois povos acabam se separando.

Isso se mantém até a formação do reino de Toledo - território que passou a ser dividido tanto pelos visigodos como pelos Ostrogodos -, onde o rei Leviogildo, na tentativa de unificar o reino, busca estabelecer uma religião ao reino. Entretanto, os Ostrogodos, de maioria católicos ou pagãos, não se convertem ao arianismo dos Visigodos.

A unificação ocorre quando Recaredo, filho de Leviogildose converte à religião católica.

O Cristianismo e a perseguição judaica na Península Ibérica

Durante os reinados arianos dos visigodos, a posição dos judeus nunca havia se alterado: eram discriminados, tendo algumas restrições, porém tolerados.

Um processo de pequenas alterações neste âmbito se inicia após o III Concílio de Toledo, quando o Império adota a religião católica: os filhos entre judeus e cristãos eram batizados obrigatoriamente. Fato curioso, pois leis anteriores ao Concílio proibiam uniões mistas.

Com o tempo esta situação vai se agravando: por volta de 612 Sisebuto ordena a conversão dos judeus do reino visigótico. Ação possivelmente motivada pela sua aproximação com Isidoro, que em suas obras dá ênfase na desconstrução do Judaísmo e a conversão dos judeus. Isidoro, que viria a liderar o IV Concílio de Toledo junto a Sisenando, defendia que o poder do monarca deveria ser usado para os propósitos divinos: ordenar a sociedade, controlar e coagir os pecados e fazer o bem; o que encaixa na ordem de Sisebuto, que, ao seu ver, estava servindo a Deus e agindo com os propósitos divinos.

Grupo
os godos

Mensagem Enviada!

© 2019 by Grupo dos Godos. Proudly created with Wix.com

bottom of page